Conselho Goiás Export realiza reunião e projeta ações estratégicas para o Centro-Oeste
- Lyniker Passos
- há 23 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 horas

16.04.2025
Na tarde desta quarta-feira, 16 de abril, foi realizada, por videoconferência, a primeira reunião de 2025 do Conselho Goiás Export. O encontro teve como foco principal o planejamento anual e a preparação para o Fórum Centro-Oeste, reunindo representantes do setor produtivo e especialistas em logística, energia e infraestrutura.
José Mamede abriu a reunião apresentando o calendário das atividades do conselho, com previsão de encontros mensais. "A ideia é trabalharmos sempre na terceira segunda-feira de cada mês", afirmou. Mamede também destacou os temas que devem nortear os fóruns ao longo do ano, como os efeitos da intermodalidade na logística regional, buscando alinhar esforços para maior eficiência no escoamento da produção.
Ficou definido durante a reunião que Eduardo Alves, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Adial, assumirá a presidência do Conselho Goiás Export. Ele ressaltou a urgência de novos investimentos em infraestrutura como caminho para posicionar Goiás como um polo estratégico em logística e energia. “A gente vem batendo muito nessa tecla. Goiás pode ser uma ilha de excelência ferroviária e rodoviária”, afirmou. Ele também defendeu a ampliação de rotas e a destinação de recursos para a região de Anápolis, considerada ponto-chave para o escoamento eficiente da produção estadual.
Denimarcio Borges trouxe à pauta as oportunidades na área de transição energética, com ênfase na produção e distribuição de biogás e biometano. "Esse tema vai tomar força em Goiás neste e no próximo ano", apontou. Borges ainda sugeriu incentivos fiscais via ICMS para atrair operações logísticas e fomentar o setor aéreo, com foco nos 29 aeroportos estaduais, além dos aeroportos de Rio Verde e o federal de Goiânia. “Algum tipo de benefício fiscal pode ajudar a reduzir custos e atrair mais investimentos”, concluiu.
Comments