top of page

Adial realiza Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária conjunta, aprova alteração no Estatuto Social e elege sua nova administração para o triênio abri/25 a abril/28 

  • Foto do escritor: Cejane Pupulin
    Cejane Pupulin
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

14.04.2025




A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) realizou, em 14 de abril, sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária Conjunta, reunindo associados e ex-presidentes. O encontro teve como principais pautas, em Assembleia Ordinária a aprovação das contas do exercício anterior e, em Assembleia Extraordinária, mudança parcial do seu Estatuto Social em relação a governança, eleição da nova administração  e definição de estratégias para o setor industrial.

 

O presidente do Conselho da Adial, Zé Garrote, que encerra seu mandato em 28 de abril, destacou os avanços da entidade em gestão e governança. “A Adial tem caminhado com uma estrutura bem definida, com clareza nos gastos e alinhamento às exigências de compliance das empresas associadas. Organizamos nossas parcerias e contratos de forma eficiente”, afirmou. Ele ressaltou ainda o processo de profissionalização contínuo. “Implementamos a profissionalização da administração da Associação,  ampliamos nossa atuação em diferentes frentes, com equipe enxuta, controle rigoroso de despesas e alta produtividade”, completou.


A reforma parcial do Estatuto da entidade, que já havia passado por alterações no ano anterior, contempla nova forma de gestão, que, segundo a consultora jurídica da Adial, Neuza Maêve, reside basicamente na extinção do cargo de presidente do Conselho Diretivo e ajustes nas atribuições do presidente executivo. Foi aprovado o nome de Edwal Portilho, Tchequinho, para o cargo de presidente executivo, e que ficará responsável pela administração da Associação durante o triênio abril/25 a abril/28.

 

Atualizações jurídicas e institucionais

A assessora jurídica Eleia Alvim apresentou uma atualização sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, destacando que estão previstas quatro audiências públicas — ainda sem datas definidas. “A Confederação Nacional dos Municípios e a Frente Nacional de Prefeitos solicitaram participação. Há muita discussão em torno do tema”, afirmou.

 


Também foi debatido a devolução dos valores excedentes em Bolsa Garantia, no momento notadamente voltado às empresas que migraram para o programa ProGoiás. Ele se aplica exclusivamente às companhias que depositaram 15% — em vez dos 10% tradicionais — como garantia, optando por não utilizar a modalidade de fiança nos contratos firmados com o Agente Financeiro do FOMENTAR. As empresas nessa situação, que não migraram para o ProGoiás, só receberão os valores excedentes ao final dos respectivos contratos de financiamento. Mas a ADIAL discute com a Secretaria de Industria e Comércio a compensação desses valores em aplicações futuras.

 

Outro ponto de destaque foi o anúncio do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (FEG), voltado à equalização da receita estadual. A proposta, que altera a Constituição do Estado, prevê a criação de uma Lei Complementar a ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

 

De acordo com o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho, o fundo contará com reserva inicial de 1,5% do PIB goiano — cerca de R$ 5,5 bilhões. “Agora estamos trabalhando na regulamentação. A prioridade é investir fortemente em energia elétrica, buscando ampliar a capacidade de fornecimento em todo o estado, seja pela rede convencional ou por fontes alternativas”, explicou.

 

O assessor jurídico Flávio Rodovalho apresentou o projeto Diálogos da Adial, que criará um canal estruturado para documentar, aprofundar e compartilhar experiências entre as empresas associadas, além de ampliar as discussões técnicas em diversos temas.

 

Tchequinho comentou a participação ao lado da COO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Mônica Gregori, no IX Fórum Regional de Empresas e Direitos Humanos, no dia 10 de abril, realizado em São Paulo.

 

Responsabilidade social em pauta

Os participantes da assembleia também conheceram o trabalho do Rotary, organização centenária voltada à promoção da paz e ao desenvolvimento global. Entre as principais áreas de atuação estão o combate a doenças, acesso à água potável, saneamento básico, saúde materno-infantil, proteção ambiental e incentivo ao desenvolvimento econômico.

 

Um dos destaques foi o projeto Empresa Cidadã, que estimula empresários a atuarem de forma mais ativa na transformação social por meio de ações de impacto em suas comunidades.

 

No final da reunião, profissionais terceirizados, associadas e ex- presidentes agradeceram ao empresário Zé Garrote por sua gestão.

コメント


bottom of page