31.10.2024
O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, participou na última quarta-feira de um workshop exclusivo com Gustavo Loyola, Chairman da Caramuru Alimentos, sócio-presidente da Tendências, Ph.D. em Economia pela FGV e ex-presidente do Banco Central do Brasil.
O evento teve como objetivo estimular a troca de experiências e percepções sobre temas relevantes, fortalecendo o relacionamento entre os participantes e gerando parcerias e oportunidades de negócios.
Durante o workshop, foram discutidas as previsões para a economia brasileira, os caminhos para o crescimento, a busca pela redução de custos e melhoria de performance, os efeitos do atual cenário econômico internacional sobre o Brasil e a logística como estratégia corporativa.
Desfechos
Gustavo Loyola apresentou as seguintes conclusões: a desaceleração da inflação em países avançados abre espaço para a redução das taxas de juros, embora a atividade econômica ainda enfrente desafios de desaceleração no curto prazo. A economia brasileira continua apresentando bons índices de crescimento, mas enfrenta riscos inflacionários e uma percepção elevada de risco, especialmente em relação a questões fiscais e à transição no Banco Central, o que resulta em condições financeiras mais restritivas. Em 2025, a economia deverá passar por uma desaceleração mais acentuada, influenciada pela desaceleração global e pelo endurecimento da política monetária. A agenda fiscal permanece como o principal fator de risco doméstico; no entanto, um controle relativo dessa agenda pode abrir espaço para uma queda gradual das taxas de juros a partir de 2025, com impactos positivos previstos a partir de 2026.
コメント