20.09.2024
A 20ª edição do projeto “Café Seguro”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), ocorreu na Jaepel, em Senador Canedo. O Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Adial e Adial Log, Eduardo Alves, participou desta agenda positiva ao lado de representantes da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.
O encontro, realizado na sexta-feira, 20 de setembro, reuniu cerca de 100 colaboradores de diferentes setores – área operacional, expedição, fabricação de papel e administrativo – para discutir a importância do trabalho seguro.
Durante sua fala, o desembargador Welington Peixoto, coordenador do programa Trabalho Seguro do TRT-GO, destacou a parceria de quatro anos com a Adial, que tem sido essencial para o sucesso do projeto. "Nosso objetivo aqui não é fiscalizar, pois o TRT não exerce essa função. Queremos dialogar sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro, que promova a saúde mental e esteja livre de assédio", explicou o desembargador.
O diretor comercial da Jaepel, José Roberto Amoroso, afirmou que : "É a primeira vez que participamos de um evento desse porte, e é realmente inovador. Nosso lema é que o bem mais precioso aqui é o nosso colaborador. Estamos muito satisfeitos com o resultado da nossa pesquisa de clima organizacional, que alcançou aproximadamente 90% de satisfação."
O Procurador-Chefe do Ministério do Trabalho em Goiás, Marcello Ribeiro da Silva, destacou que a vida é um dos direitos fundamentais. Ao abordar a questão do trabalho, ele ressaltou que o colaborador passa cerca de um terço de sua vida no ambiente profissional, o que influencia diretamente todos os aspectos de sua existência, incluindo sua saúde, aparência e até mesmo como será sua morte. Ele expressou entusiasmo por programas de prevenção de acidentes, ressaltando que acidentes de trabalho ainda ocorrem com frequência e que iniciativas como essa são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Conscientização
Os colaboradores participaram de duas palestras. A primeira, sobre Comportamento Seguro, foi conduzida pelo engenheiro Djalma Carvalho que destacou os principais comportamentos de risco que podem levar a acidentes de trabalho. "O trabalhador deve parar, refletir e executar suas tarefas de forma segura, em vez de arriscar a vida em um minuto", afirmou ele."
A segunda apresentação foi conduzida pela psicóloga do TRT18, Marina Junqueira, que abordou o tema 'Ambiente de Trabalho: Novos Tempos, Desafios Antigos', focando na saúde mental.
"A sociedade tem mudado, e os ambientes de trabalho também, independentemente de serem na indústria, na logística ou no setor administrativo", afirmou ela. Um dado alarmante apresentado na palestra é que 30% dos trabalhadores no mundo se afastam do trabalho devido a doenças mentais. Além disso, 260 milhões de pessoas enfrentam ansiedade globalmente, e 86% dos brasileiros lidam com problemas relacionados à saúde mental.
Marina também discutiu o assédio moral e as interações profissionais no WhatsApp. "Nem tudo é assédio. Existem as microagressões, que são formas sutis de discriminação ou comportamentos violentos. Por exemplo, é mais adequado se referir a uma mulher por suas competências, e não por sua aparência física", destacou.
Comments